Práticas pedagógicas na educação à distância

educacao-a-distancia

 

 

 

Videoaulas

São consideradas uma das maiores tendências da educação na atualidade.

A velocidade de transmissão de informações hoje em dia e as significativas mudanças tecnológicas que presenciamos mudaram a forma como nos relacionamos e, conseqüentemente, a educação também foi impactada diretamente por isso.

Surge, então, a necessidade de práticas mais adequadas a esta realidade. A educação a distância (EAD) é apontada como a solução que se adapta à essas demandas da nova sociedade.

O EAD utiliza as novas tecnologias e permite uma interação crescente entre alunos e professores. Esses mesmos alunos também buscam por maneiras mais dinâmicas de adquirirem novos conhecimentos, onde estudar através de recursos audiovisuais se mostram como uma excelente oportunidade.

E é por esses e outros motivos que a educação online tem crescido tanto nos últimos anos. O que antes era uma simples probabilidade de acontecer, hoje já é realidade, com uma tendência de crescimento ainda maior.

As videoaulas, por sua vez, aparecem como um dos principais recursos que podem e devem ser trabalhados nesse sentido. Elas são usadas como forma de buscar inovação no aprendizado e apresenta alto impacto no processo educacional como um todo. 

_DSC86584

No entanto, para que você trabalhe o ensino online de forma eficiente de fato, você precisa proporcionar uma experiência única ao aluno. Uma experiência em que ele possa interagir ao máximo com a matéria. E para isso ocorrer, uma das melhores formas é utilizando videoaulas em seu EAD.

 

A instituição Unijorge ead, por exemplo, utiliza essa ferramenta como um meio de aprendizagem para os alunos, essas videoaulas são gravadas na sede e enviadas para os pólos, e a outras também que são instaladas na plataforma virtual do aluno, onde temos acesso a esse sistema durante todo o curso. Em cada matéria tem quatro videoaulas explicando detalhadamente os conteúdos sobre cada unidade.

ead

(Imagem salva do Google)

 

Chat

 O chat é uma linha de discussão na qual todos interagem de maneira escrita e assim discutem os temas propostos pelo tutor.

O interessante nesta ferramenta é que ela só pode ser utilizada de maneira síncrona, ou seja, é necessário marcar horário para todos entrarem no ambiente virtual de aprendizagem e assim se comunicarem em tempo real.

Chats são muito versáteis no sentido de poderem desenvolver as habilidades de sínteses, argumentação, exemplificação e descrição. Como é utilizado em tempo real, a organização do dialogo escrito é fundamental para que todos participem, interagem e sejam esclarecidos naquilo que necessitam.

download

(Imagens salva do Google)

A função do tutor neste tipo de ferramenta é a de interlocutor e de organizador do debate.  Esses são alguns das tecnologias usadas na educação a distância para facilitar, ajudar e ensinar o aluno da forma mais simples e ampla possível.

O chat é muito utilizado em várias universidades em educação a distância, para ter o diálogo entre alunos e professores, podemos nos comunicarmos com nossos colegas e professores em tempo  real, tirando nossas dúvidas, trocando idéias, dessa forma um ambiente que é virtual tem uma função de aproximar todos os alunos que estão distantes geograficamente.

AVA-600x381

(Imagens salva do Google)

 

Tutorial

É uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens , que auxilia o processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo.

Tutoriais são muito comuns na informática, onde são usados para ensinar como programas funcionam, e como podem ser operados por usuários iniciantes. Ou ainda, um programa ou texto, contendo ou não imagens, que ensinam didaticamente, como um aplicativo funciona.  Os tutoriais “protegem” o usuário das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usuários mais afoitos. O tutorial também pode ser entendido como um “Manual de instruções” ou ainda como um “passo-a-passo” para que um usuário, através de explicações mais simplificadas, chegue ao resultado que se espera dele.  Um dos exemplos de tutorial é youtube, onde podemos assistir documentários, vídeos sobre vários assuntos.

O tutorial do youtube é uma das ferramentas mais fácil de ser usada, por ser acessível a todo o público, basta apenas digitar o assunto desejado que vão aparecer vários vídeos com professores e youtube explicando sobre o assunto.

ead (1)

(Imagens salva do Google)

educacao-a-distancia-ead790

 

 

Referências

http://www.educacao-a-distancia.com/voce-sabe-usar-as-ferramentas-da-ead/

https://www.edools.com/videoaulas-ead/

 

UNIVERSIDADE Unijorge

AUTORAS: Ruthe viana ramalho – Osânia oliveira lima 

CURSO: Pedagogia 

DISCIPLINA: Educação a distância e culturas digitais 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s